quarta-feira, 28 de julho de 2010

Husaberg lança motos de Enduro 2 tempos




Não há motociclista que não se recorde com certa nostalgia do agudo ronco dos motores 2 tempos e, porque não, do cheiro de óleo queimado? Por ser mais poluente, ruidoso e consumir mais combustível, os motores 2 tempos perderam espaço nas motos de rua e também nas competições de motovelocidade e off-road. Mas se engana quem pensa que estão mortos.

A Husaberg, marca de origem sueca especializada em motos off-road, anunciou na última semana sua linha 2011. Entre as novidades dois modelos enduro equipados com motores 2 tempos: TE 250 e TE 300. Essa é a primeira vez em 22 anos desde sua fundação que a Husaberg inclui motores com esse tipo de funcionamento em seu line-up. Claro que a KTM, que comprou a Husaberg em 1995, tem muito a ver com isso. Afinal, a austríaca KTM é líder mundial na fabricação de motores dois tempos.

A linha TE (de two stroke, dois tempos em inglês) é equipada com motores dois tempos de última geração com capacidade cúbica de 249 cm³ e 293,2 cm³. Especulava-se que trariam injeção eletrônica, mas a ficha técnica não deixa dúvida que são alimentados por carburadores Keihin. Contam com refrigeração líquida, ajuste de ignição e a bem vinda partida elétrica. O câmbio de seis marchas acionado por embreagem multidisco em banho de óleo da Brembo tem as relações projetadas para a prática do enduro.

Na ciclística, a Husaberg apostou em componentes de alta qualidade, que já fizeram a fama de suas motos quatro tempos. Quadro berço duplo em cromo molibdênio, suspensão dianteira invertida e monoamortecedor traseiro da grife White Power, rodas reforçadas DID, eixos CNC e tudo mais que os trilheiros sonham em ter na sua moto. Tudo isso pesando apenas 102,9 kg (TE 250) e 103,1 kg (TE 300) já prontas para competir – ambas têm sistema de iluminação que as credencia para disputar campeonatos de Enduro.

Disponíveis a partir deste mês nos revendedores europeus, a TE 250 e TE 300 ainda não têm preço definido. Os dois modelos são, segundo a Husaberg, uma alternativa para aqueles que apreciam as conhecidas características das motos 2 tempos tais como baixo peso, excelente pilotagem, rápida entrega de potência e baixo custo de manutenção. Faltou citar o barulho agudo e o cheiro de óleo sintético apreciado por muitos!

CRÉDITOS DAS FOTOS:
Mitterbauer H.
Montero F.
Schedl R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário